A PRATES Advogados vem implantar um novo conceito
em advocacia.
Contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados e atualizados em várias áreas do Direito, buscando o aprendizado permanente através das
instituições de ensino.
Prazo para revisão judicial de aposentadoria não corre até decisão administrativa do INSS.
Adicionada em 09-07-2024

A 3ª Seção do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) julgou um caso envolvendo a possibilidade de revisão de uma aposentadoria concedida em dezembro de 2001 pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a um homem de 70 anos de idade, morador de Alvorada (RS).

Em setembro de 2020, o juízo da 20ª Vara Federal de Porto Alegre considerou a ação improcedente. O juiz entendeu que, no caso, ocorreu a decadência do direito de revisão do ato de concessão do benefício, pelo transcurso do prazo decadencial de 10 anos, fixado pela Lei n. 8.213/91.

No recurso, a defesa do autor sustentou que não havia ocorrido a decadência do direito de revisão, pois "desde a data da concessão do benefício em 11.12.2001, até o pedido de revisão administrativa em 07.06.2010, não transcorreu mais de dez anos". Além disso, foi argumentado que seria possível ingressar com a ação judicial em 2018 devido à "demora injustificada do INSS em analisar o pedido de revisão administrativa".

O colegiado deu provimento à apelação do aposentado, determinando a anulação da sentença e a devolução dos autos à Vara de origem para que seja retomado o trâmite regular da ação e seja feito novo julgamento de mérito do caso, utilizando como base o voto-vista do desembargador Paulo Afonso Brum Vaz, que ficou designado como o relator do acórdão.

Para Brum Vaz, "o artigo 103 da Lei nº 8213/91 estabelece prazos decadenciais distintos e autônomos de dez anos ao segurado para revisar o ato de concessão de benefício e para revisar o ato de deferimento ou indeferimento de pedido administrativo de revisão de benefício".

O desembargador destacou que enquanto o INSS não cumprir o dever de explicitamente emitir decisão sobre o pedido de revisão formulado, não correrá o prazo decadencial em desfavor do segurado, o qual não deve ser penalizado pela mora da Previdência Social.

5031598-97.2021.4.04.0000/TRF

Para ler a íntegra da tese jurídica fixada no IAC 11/TRF4, acesse www.trf4.jus.br/noticias

ÍNDICE